Regiões Vinhos Portugal
Há milhares de anos que se produz vinho na Península Ibérica. Todos os vinhos acompanharam o ciclo da História, nesta ponta da Europa, onde os territórios foram disputados em longas batalhas. Os vinhos originários, de norte a sul e de leste a oeste, de Portugal apresentam uma diversidade única, o que nos põe sempre a pensar: como nascem vinhos tão distintos, num território tão pequeno?
Com solo, clima e meios de cultura diferenciados, basta percorrer alguns simples quilómetros, que o terroir já é diferente. Com uma topografia onde há de tudo, vales, planícies, maciços, charnecas, rios em abundância, clima que vai do frio intenso ao calor abrasador, o resultado será sempre um vinho distinto, fino, elegante, pujante, com mais de 400 anos de História Moderna.
Soma-se a isto uma coleção de mais de 250 castas distintas, nascidas e criadas em solo Lusitano que o mundo atual da Enologia está a experimentar cultivar em todo o planeta. Provar vinho português é sempre uma agradável surpresa. Há um vinho português para cada momento das nossas vidas.
É esta diversidade, juntamente com a elevada qualidade, das 14 Regiões reconhecidas como produtoras de vinhos jovens, modernos e muitos deles centenários, que serão abordadas neste livro.
Será uma boa viagem pelo mundo alegre do bem viver. Com paladares singulares, gastronomia tradicional e a simpatia e o aconchego com os quais os portugueses recebem os seus convidados.
Desfrute do seu copo de vinho português predileto e abrace a alegria, vamos embora.
CARLOS CABRAL
Especialista em vinho português
MIXED 35 Anos
Moda e Fé
Se a Mixed chega agora aos 35 anos como uma grande grife de luxo brasileira, muito se deve ao ímpeto de sua criadora Riccy Souza Aranha. Desde muito cedo, observava o estilo da mãe, Maricy Trussardi, e ouvia atenta aos ensinamentos da avó paterna, Áurea Trussardi, sobre a importância de valorizar uma roupa de qualidade. Na adolescência, embalada pela onda hippie da década de 1970, Riccy começou a customizar seus próprios jeans com desenhos de corações. Depois que se casou e teve filhos, o exercício criativo não parou: ela é quem desenhava as roupas dos pequenos. Sem pressa e segura de seus valores inegociáveis, a criadora fez da Mixed um lugar seguro para as mulheres na moda. Em uma espécie de aliança silenciosa com suas consumidoras, Riccy se manteve fiel à sua essência desde o dia um. Hoje, mais de três décadas depois, quem entra em uma loja da Mixed sabe o que vai encontrar. Em uma indústria de tendências cada vez mais passageiras, a criadora estabeleceu sua marca em um alicerce firme, que passa, sim, por atualizações e sintoniza com o espírito do tempo, mas sem se deixar capturar por ele. Este livro é um convite a mergulhar na trajetória da Mixed e de sua criadora nos últimos 35 anos, em uma história moldada por persistência, determinação e muitas paixões, ainda melhores quando compartilhadas. São conquistas, obstáculos e aventuras que remontam também aos bastidores e à evolução da moda nacional, que escreve sua resiliência em letras brilhantes.
TRC 30 Anos
Nas páginas deste livro, você vai conhecer os marcos dos 30 anos da TRC, o alcance de seu modelo de negócio e as perspectivas vislumbradas para o futuro. A melhor maneira de garantir um futuro sustentável é fazendo coisas sustentáveis agora. A TRC, líder global em produção e comercialização de madeira de teca certificada, está comprometida com a sustentabilidade desde que iniciou seu projeto florestal 30 anos atrás.
Pioneira na implementação do plantio de teca em larga escala no Brasil, a TRC produz madeira tropical de alta qualidade transformando pastagens degradadas em plantações florestais altamente produtivas, impactando positivamente na biodiversidade e nas comunidades da região. Desde a fundação em 1994, a empresa se dedica a oferecer soluções sustentáveis como alternativa ao desmatamento que, desde aquela época, colocava em risco florestas nativas em todo o mundo.
Aloysio de Andrade Faria
Qual o verdadeiro Aloysio de Andrade Faria sobre o qual correram tantas histórias, que ele se tornou lenda no meio bancário brasileiro? Comandou um dos maiores bancos do Brasil, o Real, depois o Alfa. E mantinha cerca de 70 empresas. Foi quem inovou com os caixas eletrônicos e também o homem que trouxe ao Brasil o primeiro aparelho de inseminação artificial para gado. Considerado um dos maiores criadores de cavalos árabes do Brasil. Este seria o mesmo homem cordial que as filhas viam sentar-se na praia a devorar uma infinidade de chicabons? E o Aloysio que deixava diretores trêmulos nas reuniões, mas que no vôo noturno ia ver se as filhas estavam bem e estendia sobre elas um cobertor? Há o banqueiro que adorava chocolates e disputava com as filhas os saquinhos comprados e há o homem que comandava seu império por meio de bilhetes sumários e exigentes. Há o low profile absoluto que não dava entrevistas e procurava desaparecer a ponto de ser chamado por Delfim Neto de o banqueiro invisível e o homem que reunia gente do campo à sua volta, contando e ouvindo causos e histórias cheias de picardia. Há o homem que falava pouco, sabia tudo o que ocorria à sua volta, alguns o consideravam mão fechada, mas doava equipamentos de ultímissisma geração para hospitais e clinicas e tinha especial atenção para com os idosos. Há o médico que deixou tudo para ser banqueiro, mas a vida inteira teve um olhar nostálgico para a medicina. Havia o homem ícone para seus comandados (“Prezo mais a confiança do que a competência”) e o que puxava as rédeas de seus puro sangue com os netos montados.
Top Lawyers 2023/24
No dinâmico mundo jurídico de hoje, a excelência de um advogado vai além de simplesmente conhecer a lei. Ser um Top Lawyer não é apenas sobre ganhar casos, mas também sobre representar os interesses dos clientes com dedicação, ética e comprometimento inabalável. Listamos aqui, cinco atributos mais do que desejáveis. Os Top Lawyers possuem uma compreensão profunda das leis e regulamentações relevantes ao seu campo de atuação. A habilidade de um advogado se expressar claramente, tanto na escrita quanto na fala, é crucial. A advocacia muitas vezes exige pensamento estratégico e criativo para encontrar soluções inovadoras para os problemas dos clientes. A integridade é o pilar fundamental da profissão jurídica. Os Top Lawyers aderem rigorosamente a padrões éticos elevados, garantindo que a justiça seja servida de maneira justa e imparcial. A empatia é uma qualidade que distingue os melhores advogados.
Resumindo, um Top Lawyer é mais do que apenas um especialista em leis; é alguém que personifica a excelência no mundo jurídico. Sua expertise jurídica profunda, habilidades excepcionais de comunicação, pensamento estratégico e criativo, integridade inabalável, empatia e sensibilidade são atributos que os definem. Ao escolher um advogado, os clientes buscam não apenas assistência legal, mas também um parceiro confiável que os guiará com habilidade, ética e sensibilidade. Os Top Lawyers não apenas atendem a essas expectativas, mas as superam, estabelecendo um padrão excepcional para a profissão legal.
Quinta da Baroneza
Barô – Aureliano Amaral
Aureliano Amaral, um fotógrafo amador, é apaixonado por capturar imagens únicas e transformá-las em poesia visual. Ele se encanta especialmente com paisagens e natureza, capturando suas cores e movimentos. Sua preferência se estende também para imagens em preto e branco, que carregam uma dramaticidade especial. Após conhecer a Quinta da Baroneza há cerca de 20 anos, ele se apaixonou pela beleza, paz e energia do lugar, tornando-o sua maior inspiração. Com o objetivo de retribuir tudo que recebeu, ele idealizou este projeto, um livro de imagens capturadas nas matas e lagos da Quinta da Baroneza. Ele agradece à administração da associação, amigos e amigas que o apoiaram e ao Banco ABC Brasil, que tornou o projeto viável. Essa obra é dedicada à sua família, base e razão de tudo, que sempre o incentivou e deu suporte e amor sem limites.
Milú Petersen
O traço inconfundível presente em todo o trabalho de Milu Petersen, as figuras noir de rostos ausentes mas tão cheios de expressão, a natureza morta explodindo em cores fortes, as paisagens pulsantes e bicicletas antigas – é um convite da artista a todo um universo peculiar, erigido ao longo de muitos anos de trabalho: o universo dos manequins, da pantomia, do backstage, da alegria quase triste e da tristeza quase jocosa, de movimento dinâmico e das composições altamente intrigantes. Difícil não associar tantas cores à origem africana da artista; para além das tintas fortes e da expressão corporal intensa de seus personagens, há ali o lúdico de um mundo que parece não mais voltar, exceto através destas janelas impactantes que são as telas da artista, de luz muito própria, cada qual um convite irresistível a um mundo reconfortante de cores.
Hospital Sírio-Libanês
100 Anos de Cuidado, Excelência e Solidariedade
Editar esse livro é reviver uma história pioneira. É orgulhar-se da determinação de nossas antecessoras. É emocionar-se com a superação das adversidades. É, acima de tudo, reafirmar um compromisso com a solidariedade e com a excelência, e buscar resultados à altura das expectativas que pairam sobre nós. Integrar a Diretoria de Senhoras no ano do centenário é também um privilégio. E, por isso, somos gratas! Impossível não lembrar de Adma, Violeta e todas as mulheres que participaram dessa trajetória. Nossas grandes líderes continuam nos inspirando a preservar os valores humanísticos, a buscar a sustentabilidade, a eternizar nossa marca.
Trabalharemos forte para escrever nossos nomes ao lado das grandes personalidades que construíram nossa história. O desafio é gigante, do tamanho da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês. Inspiradas no passado, construiremos um futuro que enalteça nossos antepassados, oferecendo vida plena e digna a um número cada vez maior de pessoas, sempre como protagonistas da jornada de excelência em saúde do nosso País.
DIRETORIA DE SENHORAS
2021-2024
Hospital Albert Einstein
Desafios Volume II
O livro “35 anos de Transplante de Medula Óssea no Einstein” celebra a história de pioneirismo do hospital desde o primeiro transplante em 1987. A instituição se destaca pelos avanços, como o transplante de medula congelada do próprio paciente, transplante de células de cordão umbilical não aparentado e o transplante haploidêntico com técnica de irradiação total da medula. Além disso, desde 2012, é a única instituição do país com acreditação FACT, que remete à excelência nos tratamentos. O livro contém depoimentos de pacientes que enfrentaram doenças como leucemias, linfomas e outras enfermidades autoimunes, e os desafios emocionais e físicos envolvidos no processo. A busca de um doador compatível, sessões de quimioterapia, transplante propriamente dito e o rigoroso acompanhamento pós-transplante são alguns dos desafios mencionados. No entanto, o livro também destaca a importância do apoio familiar, dos amigos e da equipe de especialistas do hospital. Essa rede de apoio é fundamental para ajudar os pacientes a lidar com os altos e baixos da jornada. O livro é um testemunho do pioneirismo do Einstein na área de transplante de medula óssea, mas, acima de tudo, celebra as histórias de coragem e superação dos pacientes que passaram por esse procedimento.
Relatório CNC
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) representa os interesses do setor terciário e lidera o Sistema Comércio, composto por 34 Federações e mais de mil sindicatos em todo o Brasil. As 4,6 milhões de empresas representadas pela CNC contribuem com 23,2% do PIB e geram mais de 22,8 milhões de empregos diretos e formais. Desde a eleição do novo Governo Federal em 2018, a CNC trabalhou para consolidar suas conquistas e fortalecer sua atuação.
O presidente José Roberto Tadros, assumiu o cargo em novembro de 2018 e buscou inovar para manter a CNC na vanguarda da defesa da economia de mercado, competitividade, desenvolvimento sustentável e Estado Democrático de Direito. Tadros trabalhou para estreitar a aproximação entre a CNC e lideranças políticas para influenciar políticas públicas do setor terciário. A CNC modernizou regulamentos e práticas e ampliou o atendimento às populações mais carentes do Brasil através do Sesc e Senac. Este relatório apresenta as principais estratégias e resultados alcançados pela CNC, Sesc e Senac durante o quadriênio 2018-2022, incluindo a governança da CNC, estratégias de negócios, fortalecimento do comércio, serviços e turismo, gestão de pessoas e ações em resposta à pandemia.
Sociedade Harmonia de Tênis
Rumo ao Centenário
Com enorme prazer e satisfação, absorvidos por um sentimento que aquece a alma, vemos finalmente realizado o projeto deste livro, cuja materialização é fruto de um extenso trabalho de memória iniciado em 2017. Perpassando três diferentes gestões de Diretoria, seus principais marcos são a exposição de longa duração, inaugurada em 2019 e instalada no saguão de entrada do auditório, e este livro – Harmonia: rumo ao centenário –, que chega às mãos de nossas sócias e nossos sócios quando o clube completa 91 anos de idade. O trabalho de memória, no entanto, não se esgota com a publicação deste livro, deve ser prestigiado e incentivado de maneira perene como um dos pilares das ações do clube, pois a história de uma instituição com as nossas singularidades se confunde com a própria história de nossas famílias e nossos amigos. São lembranças carregadas de afeto e valores que merecem ser preservadas e divididas com as gerações futuras, as quais, por certo, encontrarão nas quadras, nos jardins, na sede, nas festas, enfim, no cotidiano da vivência que o Harmonia proporciona, terreno fértil para semear as experiências duradouras que fortalecem nossos laços como pessoas. Sem falar no registro fundamental da posição que o Harmonia ocupa na trajetória do tênis brasileiro e na própria formação e transformação da cidade de São Paulo.
Fundação Abrinq
A Voz das Crianças no Brasil
Hoje em dia, é uma unanimidade afirmar que as crianças e os adolescentes são pessoas em processo de desenvolvimento, que precisam ser protegidos e ter seus direitos respeitados. Mas nem sempre foi assim. Até que a sociedade chegasse a esse consenso, um longo caminho foi percorrido no Brasil e no mundo. No país, a conscientização de que crianças e adolescentes são sujeitos portadores de direitos foi um processo de mudança de mentalidade iniciado no fim da década de 1980 e acelerado ao longo dos períodos seguintes. A Fundação Abrinq, criada em 1990, orgulha-se por ter colaborado para a construção da consciência sobre a importância de cuidar das crianças e dos adolescentes do país. No início, havia a vontade de defender os direitos dessa parcela da população e de contribuir para a construção de um Brasil melhor. Em consonância com o espírito da época, que era o de erguer um novo país, empresários do setor de brinquedos se uniram para materializar um futuro em que todas as crianças e todos os adolescentes tivessem acesso à educação, à saúde, ao lazer, à cultura e à segurança. Que fossem protegidos e respeitados em suas condições de pessoas em formação. Dessa vontade nasceu a Fundação Abrinq.
Em 1990, o conceito de investimentos socialmente responsáveis e as discussões sobre o papel das empresas na sociedade ainda não eram populares. Mas esses empresários tinham uma visão abrangente sobre o papel do setor privado, especialmente numa sociedade desigual como a brasileira. Eles consideravam que sua função ia além de gerar empregos e pagar impostos: por meio de seu conhecimento gerencial, de seus recursos e de sua capacidade de articular forças e de engajá-las, eles poderiam atuar em parceria com governos, indivíduos e outras organizações sociais em prol da infância e da adolescência. A Fundação buscou a união de forças, saberes e potencialidades em busca de um objetivo comum: a defesa dos direitos do público infantojuvenil.
Este livro conta um pouco dessa história de 31 anos de luta pelos direitos da criança e do adolescente. A constatação de que a melhoria das condições de vida dessa parcela da população de fato se concretizou ao longo desse período, e de que a Fundação Abrinq contribuiu para esse avanço, ao lado de tantas outras organizações, empresas, pessoas e do setor público, é um incentivo a mais para que ela continue em direção a um futuro em que todas as crianças e os adolescentes do país tenham acesso à educação, à saúde, ao lazer, à cultura e à segurança.
Tadros
José Roberto Tadros – Trajetória de uma Família
Alguém teve a ideia, oportuna – por certo –, de prestar uma homenagem ao Presidente José Roberto Tadros e sua família editando este livro. Não sei se a oportunidade terá o êxito que dela se espera, eis que o homenageado é homem discreto, avesso à publicidade pessoal, modesto o suficiente para com quem com ele convive de perto, reconhecer, de imediato, que o advogado, o empresário, o homem público, o amigo leal, vive mais demonstrando a sua gratidão do que esperando reconhecimento daqueles aos quais ajudou. Com a ideia, indagaram-me como eu o conheci e nos tornamos amigos. Eu o conheci – vai longe o tempo – era ele um rapazola, e eu, uma promessa de advogado, mas, ambos ligados por um traço de união que jamais se desfez. É que quando meus pais e eu, com apenas um ano de idade, fomos morar na Rua Marcílio Dias, nº 140, Centro, Manaus, os seus ascendentes já tinham história naquele local, uma vez que o sobrenome Tadros já era consagrado através da empresa J. Tadros & Cia., a mais antiga do Amazonas, e com o nº 1 da firma com o Registro do Comércio, hoje Junta Comercial do Amazonas.
Os meus pais se tornaram amigos dos seus avôs e dos seus pais, e, mais tarde, do jovem José Roberto Tadros, amizade que continuou com o acadêmico de Direito, ampliou-se com o colega advogado e se consolidou com o exemplar homem público e foi suficientemente forte que tem conseguido vencer o tempo, a distância e o silêncio. Desse modo, acompanhei, de perto, sobretudo na minha atividade parlamentar e jurídica, o quanto Roberto Tadros se comportou como ator principal, influenciando nas transformações econômicas, políticas, culturais e sociais, com o advento da Zona Franca de Manaus, não só na criação de empresas comerciais, como na ampliação das industriais, no fortalecimento da área sindical, e, ainda, como lutador incansável em favor da integridade do Decreto-Lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967, e contra as mutilações e os perigos que, amiúde, tentam solapar a sua existência.
Por essa razão, quando me indagam como eu descreveria “a trajetória de Tadros na CNC”, respondo, de imediato, sem a mais leve dúvida: percorreu ele o caminho da lealdade e da gratidão ao seu antecessor, o Presidente Antonio Oliveira Santos, com quem esteve, lado a lado, desde os primeiros anos de sua gestão até o seu término, por iniciativa própria.
Por fim, meu caro Amigo José Roberto Tadros, concluo com o afetuoso abraço de uma amizade que completou mais de seis décadas e os votos de que continue sendo o líder atuante, certo de que nenhuma liderança se afirma pela omissão, esse subproduto do nada e do não.
Bernardo Cabral
Ex- ministro da Justiça e atual consultor da Presidência da CNC.
Top Lawyers 2021/22
Dez anos no mundo dos Top Lawyers
A ideia para um livro que tratasse exclusivamente dos mais destacados escritórios de advocacia do Brasil começou a germinar em 2010. Um ano depois, em parceria com o portal Migalhas, lançamos a edição de estreia de Top Lawyers. Sucesso instantâneo. Top Lawyers chega em 2021 à sua sexta edição bienal. A seguir, nossa homenagem a todos top lawyers que atravessaram a década com a gente.
Ten years in the world of Top Lawyers
The idea for a book exclusively dedicated to the best recognized law firms in Brazil began to emerge in 2010. One year later, in a partnership with the Migalhas portal, we launched the début edition of Top Lawyers. An instant hit. In 2021, Top Lawyers reaches its sixth edition. We honor, below, all the top lawyers who went through the decade by our side.
Claudio Schleder
Editor – Top Lawyers
Abrablin
Associação Brasileira de Blindagem
Este livro foi idealizado para marcar os vinte anos de existência da Associação Brasileira de Blindagem – ABRABLIN. Resumidamente, seu conteúdo mostra um pouco dos trabalhos por ela realizados. E, por ser neste momento seu presidente, cabe-me a honra de escrever este prefácio, no qual aproveito a oportunidade para fazer algumas referências sobre o passado, o presente e o futuro da Associação. Em relação ao passado, cumpro a obrigação de reverenciar todos aqueles que nos antecederam, tanto na direção e administração como no seu corpo associativo, que trabalharam incansavelmente para criar, regulamentar, fazer crescer e consolidar a ABRABLIN. Como um conjunto único, ela sempre esteve voltada para o cumprimento das normas e dos regulamentos, de modo a desenvolver e manter a correção do mercado de blindagem, atentando ao máximo para a segurança dos usuários dos produtos de proteção balística.
O trabalho dos que nos antecederam não se destaca somente pela dedicação de transformar nossa Associação em uma realidade, mas também, e de enorme importância, deve-se ressaltar a visão de futuro que eles tiveram. Isso porque vislumbraram a importância de congregar as forças das empresas associadas em uma só entidade da categoria; aumentando, assim, a representatividade das empresas associadas perante os órgãos governamentais, inspirando maior confiança para os usuários dos produtos balísticos e destacando a real importância desse mercado para toda a sociedade brasileira. Resta-nos, portanto, registrar a todos que por aqui passaram – dirigindo, colaborando ou compondo seu quadro social – o nosso mais sincero muito obrigado. Nos dias atuais, vivemos empenhados em manter o elevado padrão de confiabilidade e respeito adquirido pela Associação. Trabalho que é facilitado pela inspiração do que já foi anteriormente realizado e pelos nossos sonhos e anseios que representam o futuro desejado.
Esperamos que você encontre nas próximas páginas um pouco da alma de todos que – trabalhando nesse mercado – têm como preocupação máxima a segurança física do cidadão de bem. Boa leitura!
Vinícolas de Charme Portugal
PORTUGAL QUE TE AQUECE A ALMA!
Desde os últimos anos do século passado, uma nova categoria de viajar e conhecer o mundo tornou-se uma febre, trata-se do Enoturismo.
Visitar somente lugares, palácios, e monumentos teve que se adaptar e dar um bom espaço para a arte de mostrar como nasce, se elabora e se prova um vinho. Em Portugal não foi diferente, um povo alegre, hospitaleiro, abre os braços para receber turistas brasileiros cada vez mais para dar-lhes de provar seus melhores vinhos e sua mesa farta, onde uma gastronomia rica de aromas e sabores faz a alegria de qualquer pobre mortal.
Visitar uma vinícola em Portugal é como estar na sala de visitas do Paraíso. A paisagem ao redor, os aromas doces no ar, percorrer as vinícolas que se transformaram em verdadeiros templos, provar de uma coleção de vinhos diferentes, tudo acompanhado por uma saborosa gastronomia, nos liberta a alma e deixamo-nos levar pelo belo e fatalmente logo nos apaixonamos.
Como não se encantar com a forte personalidade multifacetada do vinho português? Do vinho maduro ao vinho generoso, uma longa e agradável seleção de aromas e sabores distintos desfila por nosso cérebro, os olhos se encantam com a surpreendente gama de cores que são verdadeiros colírios para os olhos, tudo apresentado de uma só vez de uma forma simples, honesta e bem castiça, muitas vezes por um membro da Família que com brilhar nos olhos conta com muito orgulho a saga de seus antepassados.
Viaje conosco nesta páginas, escolha seu próximo destino e delicie-se com a forma de ser e de receber que o povo português esbanja com muita propriedade.
Azeite Gallo
Azeite Gallo – 100 Anos
Qual o segredo para chegar aos 100?
Foram 100 anos vividos 100 contar os dias, 100 se prender ao passado, 100 medo do novo.
Celebramos nosso centenário orgulhosos pelas nossas conquistas e entusiasmados pelo que está por vir.
É pensando no futuro que lançamos uma releitura da icônica lata de Gallo para você!
Fecomércio RR
A Inbook Editora produziu o livro Fecomércio RR, para celebrar os 30 anos da Federação de Comércio de Roraima, criada para fomentar a economia e o comércio nos estados que compõem a Amazônia legal. Um dos objetivos da entidade é discutir os assuntos relevantes para o desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo na região. Destaque para uma das atrações turísticas de Roraima, a Estância Ecológica Sesc Tepequém, em Amajari, combinando natureza, lazer, biodiversidade e conforto.
Anuário Brasileiro da Insolvência
Apresentação
Não poderia ser mais oportuna a publicação do ANUÁRIO BRASILEIRO DA INSOLVÊNCIA 2021/22 editado pelo IBAJUD, concebido para tornar o ambiente da insolvência mais eficiente, mais competitivo e mais produtivo. Com o objetivo de apresentar um perfil detalhado dos Administradores Judiciais, das Câmaras e Varas Especializadas, das Recomendações e Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em matéria de insolvência, Enunciados referentes à insolvência aprovados nas Jornadas do Conselho da Justiça Federal – CJF, Teses do STJ sobre recuperação judicial e outros temas atuais relacionados à insolvência, o Anuário, em sua primeira edição, pretende ser uma ferramenta de apoio às tomadas de decisão, proporcionando aos leitores informações sobre os profissionais da insolvência, gerando visibilidade para o importante papel das atividades desempenhadas pelos Operadores da Insolvência, que atuam diariamente nas recuperações judiciais e nas falências do nosso país. Esperamos que essa publicação impulsione ainda mais o fortalecimento institucional do IBAJUD que, ao longo de sua existência, implementou projetos que aprimoraram a interconexão entre os Operadores da Insolvência, como o Minuto da Insolvência, Vinte Minutos, In The Book, Altamente, ConVida, Lives, e Cursos E-Learnig, tudo com o objetivo de dar maior efetividade ao desafiador Instituto da Insolvência. A confecção deste catálogo de informações não seria possível sem a colaboração e a participação do setor administrativo do Ibajud, a quem externamos nossos agradecimentos. Finalmente, destacamos o trabalho da equipe executora deste Anuário: da Diretora Financeira e Fundadora, Rosely Cruz, que coordenou os trabalhos, do Diretor de Relacionamento, Jorge Campos, que viabilizou a edição; do Curador Acadêmico, Eronides Santos, que idealizou e deu concretude a esse projeto; Lívia Gavioli Machado, que estruturou o projeto; e Samantha Mendes Lago, que realizou a pesquisa atualizada das normas extralegais. Desejamos a todos uma boa leitura e os convidamos para continuarmos trabalhando juntos para melhorar a atuação dos Operadores da Insolvência. Por fim, para finalizar essa singela apresentação, pedimos socorro ao “Águia de Haia”, Rui Barbosa, que bem sintetiza as ações desenvolvidas pelo IBAJUD: “Uns plantam a semente da couve para o prato de amanhã, outros a semente do carvalho para o abrigo do futuro. Aqueles cavam para si mesmos. Estes lavram para o seu país, para a felicidade dos seus descendentes, para o benefício do gênero humano”.
Anuário PET
Prezado leitor, este anuário é uma publicação que compila algumas das mais relevantes informações sobre o setor Pet mundial e brasileiro. Nas páginas a seguir, você encontrará dados sobre a estrutura e o funcionamento desse mercado no Brasil, um breve resumo dos séculos de história da aproximação entre humanos e animais de estimação, um censo populacional de cães, gatos, aves, peixes, répteis pequenos mamíferos de criação e ainda textos sobre bem-estar animal, boas práticas de criação e posse responsável.
Hoje em dia, o setor Pet possui grande expressão na economia mundial, e seu faturamento é superior ao PIB de muitos países. No mundo todo, o mercado de produtos e serviços para os animais de estimação movimentou aproximadamente US$ 131 bilhões no ano de 2019.
Os cinco países com maior representatividade no cômputo global são os Estados Unidos, a China, o Reino Unido, o Brasil e a Alemanha.
Mulheres da Insolvência
Apresentação
Qual a razão de um livro sobre o direito da insolvência, com textos escritos somente por mulheres? Seria uma afirmação do feminismo jurídico? Essas questões me ocorreram quando ouvi, pela primeira vez, sobre o projeto da edição da presente obra. Achei, no mínimo, curiosa a ideia de uma coletânea escrita exclusivamente por mulheres sobre temas jurídicos. A propósito, ressalvo que este não é um livro sobre a defesa do direito das mulheres, mas sobre direito, escrito por mulheres. É bem verdade que não haveria, propriamente, uma posição feminina sobre a matéria, porque as mulheres não teriam uma perspectiva diferente a acrescentar pelo simples fato de serem mulheres; afinal, o direito é uma ciência e não está relacionado ao gênero de quem produz o pensamento científico. Mas, por que não? A representação feminina não é abundante em obras jurídicas de autoria individual ou coletiva.
Na verdade, encontramos poucas publicações de mulheres na área jurídica. Há expoentes, escritoras consagradas, juristas aplaudidas, com publicações de referência, mas, proporcionalmente, a produção acadêmica das mulheres é menor em termos quantitativos do que a dos homens. O campo da razão e da ciência parece estar historicamente reservado aos homens. Embora vivenciemos uma crescente participação de mulheres nas carreiras jurídicas, o fato é que, se o direito é um mundo que tradicionalmente pertence aos homens, o direito comercial é o mais masculino de todos, o que explica por que o volume da produção acadêmica nesse ramo do direito foi, ao longo da história, fortemente liderado por homens.
Não se trata de revanche, mas a ideia de reunir autoras brasileiras e portuguesas em uma publicação sobre temas jurídicos desafia o fluxo editorial e caracteriza a possibilidade de se abrir espaço para a expressão de outros sujeitos, reparando a ideia de autoridade intelectual relacionada a gênero. Representa, ademais, a garantia de falar e de ser ouvida, um direito duramente conquistado pelas mulheres.
As disparidades observadas no mercado de trabalho entre homens e mulheres continuam a ser uma realidade, a despeito de todas as transformações do mundo contemporâneo. As explicações para essa assimetria são muitas, desde jornadas de trabalho que combinam o trabalho da mulher dentro e fora do lar até menos oportunidades educacionais. Há vários desafios a serem superados para que as mulheres tenham acesso e progridam em carreiras jurídicas, alguns não tão visíveis e outros relacionados aos múltiplos papéis femininos que concorrem com a carreira. A tímida presença feminina é perceptível, também, nas grandes premiações literárias.
Este livro, intitulado “Mulheres da insolvência”, inédito na perspectiva da apresentação de artigos elaborados por um universo de mulheres brasileiras e portuguesas envolvidas com a temática da recuperação de empresas e falências, abre uma brecha para a voz feminina e traz diversidade ao mundo das publicações jurídicas.
Rono Neves
De carregador na feira
a gigante do atacado e varejo,
a trajetória vencedora de um
empresário de visão.
Confederação Nacional do Comércio
UMA TRAJETÓRIA NA BUSCA DE NOVAS CONQUISTAS
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) completa 75 anos de existência, plena de realizações e serviços prestados às empresas representadas e ao País.
Desde o ano histórico de 1945, que ficou como referência para toda a humanidade pelo término do mais abrangente conflito militar de todos os tempos, são muitas as contribuições da CNC.
Este livro é um resumo da já longa trajetória que estamos percorrendo. Aqui estão os resultados do trabalho de gerações de líderes e profissionais que ajudaram a escrever cada página dessa história com dedicação, talento e uma visão de Brasil grande, com um setor terciário forte e próspero.
A todos os que contribuíram para esse sucesso, o meu agradecimento. Diretores, presidentes de federação e sindicatos, consultores, gestores, colaboradores e, claro, aos empresários e nossos diversos públicos de relacionamento, sem o quais nossa história certamente não seria possível de ser contada.
Um agradecimento especial para Antonio Oliveira Santos, a quem tive a honra de suceder e cujo legado ultrapassa os limites do nosso Sistema.
É sob essa inspiração que já estamos escrevendo a história dos próximos 75 anos.
Boa leitura!
Julius Baer Group
GPS Investimentos – 20 Anos
Criar soluções inovadoras para famílias de alto patrimônio tem sido o foco
da GPS desde 1999, quando introduzimos no Brasil um modelo de gestão
independente e totalmente alinhado ao interesse do investidor.
Ao longo de duas décadas, atravessamos momentos econômicos desafiadores, acompanhamos o ambiente financeiro em transformação e, com muito trabalho e especialização, cumprimos o objetivo de liderar um mercado tão exigente quanto dinâmico e motivador.
Agora, por ocasião do nosso 20º aniversário, decidimos celebrar as
conquistas que muito nos orgulham e, lançando luz sobre o passado,
planejar os próximos passos de um futuro promissor.
Ao Julius Baer Group, a todos os parceiros de negócios, sócios e colaboradores que nos ajudaram a construir essa história, e aos clientes, que nos honram com sua confiança e nos estimulam a inovar, dedicamos esta publicação.